A irrigação por capilaridade é um processo que a água entra em contato com a planta através da osmose, ou seja vai de um local que tem mais agua para aquele que tem menos.
Normalmente é usado um reservatório de água debaixo do canteiro ou vaso e elementos para servir de ponte ou contato entre a água e a terra. Em canteiros ou lajes pode ser usada água de chuva. Existem vasos de diversos tamanho e modelos que possuem esse sistema, como também quadros vivos.

Porém podemos fazer um vaso desse usando garrafa pet. Basta cortar a garrafa, furar a tampa, passar barbante no furo, e encaixar a parte de cima, ao contrário, na parte de baixo. Plantar a muda na parte de cima e colocar a água na de baixo. Quando necessário coloque mais água no reservatório. Faça o seu vaso auto-irrigável, um sistema simples e econômico de regar suas plantas.

Lucia Borges
Author

Lucia Borges Dias, apresentadora do Canal Vida no Jardim é paisagista atuante na área desde 1992. Graduada em Decoração de Interiores, pós-graduada em Paisagismo, é também professora de paisagismo em curso técnico, superior e pós-graduação.

Write A Comment