Conceituação:

Paisagismo: é a técnica artística para criar o jardim com beleza e harmonia, sendo as plantas ornamentais os elementos vivos que concretizam tal criação. É uma arte viva, arte que tem vida: é uma pintura, uma escultura que cresce, desenvolve, respira, floresce, dá frutos e morre. É ciência e arte.

O paisagismo é a única expressão artística em que participam os cinco sentidos do ser humano.
Benedito Abbud

Enfoque Histórico

A história dos jardins é tão antiga quanto à do homem e até mesmo em relatos bíblicos temos o jardim como o começo de tudo, como simbologia de harmonia e perfeição.

O termo jardim, quando criado, indicava um pedaço de terra protegido dos animais domésticos e silvestres por cercas, que guardava os vegetais nele plantados e cultivados.

Hoje esse termo se amplia, representa o equilíbrio do homem com a natureza.

Alguns jardins que se destacaram:

  • Jardins Suspensos da Babilônia
  • Jardins Palácio de Versailles
  • Jardim de Monet
  • Praça da Liberdade
  • Jardins de Burle Marx

Paisagismo Indoor

É aplicação do paisagismo em ambientes internos. Para isso é necessário ter conhecimento gerais nas áreas de paisagismo e do design de interiores, sobre o emprego correto das plantas e flores nos ambientes internos, residências, comércios e eventos. A correta utilização das plantas ornamentais utilizadas em vasos, jardineiras e pequenos jardins, bem como auxiliar na escolha das melhores espécies para o uso indoor, considerando o local a ser decorado de acordo com suas qualificações ambientais: luz, temperatura, umidade, etc. Apresenta soluções para ambientes variados, de acordo com sua constituição estética: clássicas, modernas, orientais, contemporâneos, de acordo também, com a disposição dos elementos decorativos existentes no local 

Todo jardim começa com um sonho de amor.  

Antes que qualquer árvore seja plantada, ou qualquer lago seja construído, é preciso que as árvores e os lagos tenham nascidos dentro da alma.    Quem não tem jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles.” Rubem Alves.

Lucia Borges
Author

Lucia Borges Dias, apresentadora do Canal Vida no Jardim é paisagista atuante na área desde 1992. Graduada em Decoração de Interiores, pós-graduada em Paisagismo, é também professora de paisagismo em curso técnico, superior e pós-graduação.

Write A Comment