Adubos:

Substâncias, de origem natural ou produzida quimicamente, que oferecem as plantas os elementos nutritivos indispensáveis. Estes elementos são classificados como macro-nutrientes, aqueles que são mais exigidos pelas plantas, e por micro-nutrientes, os elementos que são menos exigidos pelos vegetais. Dentre os macro-nutrientes três se destacam mais: o nitrogênio (N), o fósforo (P) e o potássio (K). Abaixo estão relacionadas tabelas com os teores aproximados destes elementos, vistos nos adubos orgânicos e naqueles chamados de inorgânicos.

Adubos orgânicos: provenientes de matéria de origem animal ou vegetal, quase sempre decomposta ou em estado de decomposição.  Embora ofereçam maior teor em um determinado elemento, possuem uma composição química equilibrada e incorporam, em pequenas doses, os micro-nutrientes. Melhoram a textura do solo. Tendem a aumentar a flora bacteriana e micro-fauna que dão vida a terra. São absorvidos pelas plantas mais lentamente por demandar mais tempo para degradar.

Tabela Adubo Orgânico:

Tabela Adubo Orgânico

Adubos inorgânicos: obtidos a partir da extração mineral ou do refino de petróleo. Produzem efeito rápido para as plantas, por colocarem à disposição os elementos químicos praticamente em condições de serem absorvidos. Possuem concentrações elevadas e precisas. Além dos adubos citados a seguir, existem fórmulas equilibradas e de fácill aplicação como: NPK 10-10-10 (manutenção geral) e NPK 04-14-08 (plantio e floração).

Tabela Adubo Inorgânico

Tabel Adubo Inorgânico

Lucia Borges
Author

Lucia Borges Dias, apresentadora do Canal Vida no Jardim é paisagista atuante na área desde 1992. Graduada em Decoração de Interiores, pós-graduada em Paisagismo, é também professora de paisagismo em curso técnico, superior e pós-graduação.

2 Comments

  1. Posso usar farinha de osso pura, ou tenho q misturar. Aguardo resposta. Obrigada

    • Lucia Borges
      Lucia Borges Reply

      Olá Izabel, primeiramente desculpas pela demora em responder, estávamos tendo dificuldades em visualizar os comentário aqui no site. A farinha de osso é muito concentrada em fósforo deve ser usada em pequenas doses e sempre misturando na terra do vaso. Tem cheiro forte e pode atrair gatos e cachorros.

Write A Comment