Muitos estudos e pesquisas comprovam que as plantas são capazes de purificar o ar, além da renovação do gás carbono e oxigênio durante a fotossíntese. Todas as plantas no momento da fotossíntese absorvem o CO2 e liberam o O2, porém algumas são capazes de absorver gases tóxicos como:
- Tricloroetileno: pode ser encontrado em tintas, vernizes e adesivos. Pode provocar tontura, dores de cabeça, náuseas, sonolência e até levar ao coma.
- Formaldeído: encontrado em sacos, toalhas e lenços de papel, guardanapos, tecidos sintéticos e também em móveis de compensado. Esse composto pode causar irritação no nariz, boca, garganta e em alguns casos até inchaço da laringe e pulmões.
- Benzeno: usado na fabricação de produtos de plástico, corantes, detergentes, fibras sintéticas. Além disso, é encontrado também na fumaça de cigarros, de escapamentos de carros e em muitos outros produtos. Pode causar irritação nos olhos, sonolência, tontura, aumento da frequência cardíaca, além de dores de cabeça e em alguns casos deixar a pessoa inconsciente.
- Xileno: pode ser encontrado em tintas de impressão, borracha, couro, na fumaça de cigarros e de escapamentos de carros. Os sintomas causados podem ser desde irritação na boca e garganta, tontura, dores de cabeça, confusão até problemas no coração, figado, rins e levar ao coma.
- Amônia: encontrado em uma grande variedade de itens como produtos de limpeza, ceras de chão e fertilizantes.
Espécies:
- Ficus – Ficus beijamina
- Palmeira Rafis – Rhapis excelsa
- Palmeira Areca – Dypsis lustecens
- Dracenas – Dracaena sp
- Espada de São Jorge – Sansevieria trifasciata
- Jiboia – Epipremum picto
- Anturio – Anthurium andreanum
- Lírio da paz – Spathiphyllum walise
- Clorofito – Chlorophytum comosum
- Samambaias – Nephrolepsis exaltata
Essas foram algumas espécies que selecionei que são facilmente cultivadas nas casas e ambientes internos. Existem ainda várias espécies que podem serem cultivadas para esse fim. Mas lembrem todas as plantas fazem fotossíntese e por isso é importante cultivá-las pois elas renovam o ar que respiramos.