10 plantas purificadoras do ar

Muitos estudos e pesquisas comprovam que as plantas são capazes de purificar o ar, além da renovação do gás carbono e oxigênio durante a fotossíntese. Todas as plantas no momento da fotossíntese absorvem o CO2 e liberam o O2, porém algumas são capazes de absorver gases tóxicos como:

  • Tricloroetileno: pode ser encontrado em tintas, vernizes e adesivos. Pode provocar tontura, dores de cabeça, náuseas, sonolência e até levar ao coma.
  • Formaldeído: encontrado em sacos, toalhas e lenços de papel, guardanapos, tecidos sintéticos e também em móveis de compensado. Esse composto pode causar irritação no nariz, boca, garganta e em alguns casos até inchaço da laringe e pulmões.
  • Benzeno: usado na fabricação de produtos de plástico, corantes, detergentes, fibras sintéticas. Além disso, é encontrado também na fumaça de cigarros, de escapamentos de carros e em muitos outros produtos. Pode causar irritação nos olhos, sonolência, tontura, aumento da frequência cardíaca, além de dores de cabeça e em alguns casos deixar a pessoa inconsciente.
  • Xileno: pode ser encontrado em tintas de impressão, borracha, couro, na fumaça de cigarros e de escapamentos de carros. Os sintomas causados podem ser desde irritação na boca e garganta, tontura, dores de cabeça, confusão até problemas no coração, figado, rins e levar ao coma.
  • Amônia: encontrado em uma grande variedade de itens como produtos de limpeza, ceras de chão e fertilizantes.

Espécies:

  1. Ficus – Ficus beijamina
  2. Palmeira Rafis – Rhapis excelsa
  3. Palmeira Areca – Dypsis lustecens
  4. Dracenas – Dracaena sp
  5. Espada de São Jorge – Sansevieria trifasciata
  6. Jiboia – Epipremum picto
  7. Anturio – Anthurium andreanum
  8. Lírio da paz – Spathiphyllum walise
  9. Clorofito – Chlorophytum comosum
  10. Samambaias – Nephrolepsis exaltata

Essas foram algumas espécies que selecionei que são facilmente cultivadas nas casas e ambientes internos. Existem ainda várias espécies que podem serem cultivadas para esse fim. Mas lembrem todas as plantas fazem fotossíntese e por isso é importante cultivá-las pois elas renovam o ar que respiramos.

Imagem padrão
Lucia Borges
Artigos: 24