7 dicas de jardinagem para iniciantes

Muito importante conhecer sobre as plantas que você quer cultivar, adequá-las no local de cultivo e observar o desenvolvimento das plantas para ter sucesso na jardinagem.

1) Cada planta tem suas necessidades: de acordo com o local de origem – aonde ela é nativa. Sempre bom pesquisar sobre a planta para que vai cultivar.

2) Prepare bem a mistura de plantio: algumas plantas gostam de enraizar em terra e outras necessitam de substratos especiais. – Plantas ornamentais, hortaliças e frutíferas apreciam terra estercada. – Cactos e suculentas apreciam terra porosa/arenosa – Samambaias: apreciam mistura de terra fibrosa. – Orquídeas/Bromélias: não apreciam terra e utilizamos ingredientes como fibras/carvão.

3) Posicione as plantas na luminosidade ideal para elas. A luz é um dos fatores mais importantes para as plantas. Na luz inadequada a planta não se desenvolve bem, fica feia e adoece.

Sol direto: Sol no mínimo de 4 horas por dia

Meia Sombra: Intensa claridade de 1 a 2 horas por dia

Sombra: Intensa claridade sem sol direto

4) Regue corretamente as plantas: a água é muito importante para hidratar e diluir os nutrientes do solo. De uma maneira geral é importante molhar toda a terra e esperar secar para molhar novamente.

Plantas de folhas grossas – rega moderada

Plantas de folhas finas – apreciam regas frequentes

Plantas de folhas carnosas – regas escassas

5) Adube periodicamente principalmente espécies em canteiros e vasos

6) Podar as folhas ou partes das plantas que estiverem secas ou amareladas.

7) Observe o desenvolvimento da planta : para ver se está crescendo bem e saudável.

Imagem padrão
Lucia Borges
Artigos: 24