Plantas para piscina

O jardim em torno da piscina deve ser convidativo e harmônico ao local. As plantas devem emoldurar esse espaço deixando atraente e ao mesmo tempo deve ser de fácil manutenção.

Dicas de plantas mais utilizadas:

O jardim em torno da piscina deve ser convidativo e harmônico ao local. As plantas devem emoldurar esse espaço deixando atraente e ao mesmo tempo deve ser de fácil manutenção.

Coqueiro da Bahia é muito utilizado, além de muito elegante tem folhas bastante decorativas. Para colocar em vasos opte por espécies menores como a

Palmeira triangular (que tem uma angulação diferente no caule e folhas rígidas e de tonalidade azulada),

Como a traquicarpos (que tem folhas em leque e caule fibroso muito decorativo inclusive pode ser colocadas epífitas como orquídeas e bromélias).

Existem diversas opções e já fiz vídeos sobre elas, caso queira ver mais vamos deixar o link do vídeo das palmeiras na descrição:

Caso queira usar flores

as Ixoras são boas opções (são bastante resistentes, florescem boa parte do ano e tem diversas cores e variedades)

Os Hibiscos são largamente usados tanto para fazer cercas vivas, quanto para serem colocados em destaques em  canteiros e vasos. Possuem cores variadas.

as Heliconias papagaios são nativas da América tropical, resistentes ao sol e formam belos maciços.

as Strelizias que além de muito bonitas tem flores muito duradouras e podem ser usadas em destaques em vasos e canteiros. 

Em locais maiores use gramas macias como a grama esmeralda, bermudas ou São Carlos. Crie desníveis ou barreiras entre a área da piscina e gramado, para evitar que a água clorada da piscina escorra para a grama como também evitar da grama invada ou suja a área da piscina.

Para forrar os canteiros use grama amendoim que é muito decorativa e de fácil manutenção, além de ter tonalidade forte que valoriza e contrasta com o azul da piscina.  Como também a barba de serpente ou Liriopes que tem baixa manutenção e contrasta com as outras plantas verdes.

O que não se deve plantar:

  • Evite plantas com raízes muito agressívas (prinipalmente perto da piscina)
  • Evite plantas de folhas muito pequenas
  • Evite plantas caducas
  • Evite plantas com espinhos

Existem diversas opções de plantas para compor espaços de piscinas, porém escolha as que melhor se adapta ao clima da sua região, bem como que fiquem proporcionais ao espaço disponível às plantas.

Imagem padrão
Lucia Borges
Artigos: 24