A fibra de coco é um produto natural e com diversos usos e benefícios para a jardinagem. É usado desde a formação de vasos e placas quanto em substratos. É feito da casca do coco, é leve com alta porosidade e retenção de água (equilibra ar e água).
Fibra de coco e seus usos:
- Placa e tutor de fibra de coco – usados para fixação de plantas epífitas ou lianas.
- Vasos de fibra de coco – usados para plantas ornamentais, como samambaias, orquideas, violetas, efitas, pendentes,
- Chip de fibra de coco – Produto em forma de cubos de 2×2 Cm,utilizado no plantio de orquídeas no estágio final
- Fibra de coco – Produto constituído basicamente pelas fibras da casca do coco, que possui alta capacidade de drenagem, que é utilizado em Gérberas de corte, e orquídeas na sua fase inicial
- Pó de fibra de coco – Produto tipo pó granulado, utilizado para misturas com cascas de arroz e vermiculita para uso em tubetes, para plantio de mudas de eucaliptos e pínus. Produto tipo pó granulado utilizado para enchimento de bandejas para semeaduras de hortaliças e flores.
Preparo e tratamento da fibra de coco:
Independente do tipo seja vasos ou substratos o ideal é fazer um tratamento para melhor uso e aplicação dessa fibra. Pois a fibra de coco contem sais minerais e tanino que é um antifúngico e bactericida natural do fruto do coco, porém é prejudicial para algumas raízes bem como pode matar as (micorrizas) microrganismos da terra que ajudam na decomposição da matéria orgânica. Para vasos e placas como substratos de plantas ornamentais já formadas como samambaias e violetas basta deixar de molho por no mínimo 24hs, troncando sempre a água ou ferver também trocando a água. Já para ser colocado em sementeiras, orquídeas, carnívoras e bonsais o ideal é fazer o processo mais completo, deixando de molho por uma semana, e depois ferver por mais 30minutos.